quarta-feira, 17 de outubro de 2007

2ª Mostra de Cinema Brasileiro

Cinema São Jorge, Lisboa


Entrada: 3,50€


[3€ para menores de 30 anos e maiores de 65]






A 2.ª Mostra de Cinema Brasileiro, que decorre de 19 a 21 de Outubro, no Cinema São Jorge, organizada pela Fundação Luso-Brasileira, em co-produção com a EGEAC E.M., presta homenagem a importantes figuras do cinema brasileiro, entre as quais a actriz Glória Pires e os realizadores Daniel Filho e Jorge Furtado.






PROGRAMA



Dia 19



16h30


Houve uma vez dois Verões, de Jorge Furtado, Brasil, 2002, Comédia.


Chico (André Arteche), adolescente em férias na "maior e pior praia do mundo", conhece Roza (Ana Maria Mainieri) e apaixona-se. Mas depois de uma primeira noite, ela desaparece. Ao lado do seu amigo Juca (Pedro Furtado), Chico procura Roza pela praia, em vão. Só mais tarde, já de volta a Porto Alegre e às aulas de química orgânica, é que ele vai reencontrá-la. Chico quer conversar sobre "aquela noite", mas Roza conta-lhe que está grávida. Até ao próximo Verão, ela ainda vai entrar e sair muitas vezes da sua vida.






18h00


Meu tio matou um cara
, Brasil, 2004, Comédia.


Duca (Darlan Cunha), aos 15 anos, descobre que os crimes que costuma ver em jogos electrónicos também podem existir na vida real, quando o seu tio Éder (Lázaro Ramos) é preso por um assassinato mal explicado. Duca resolve investigar o caso por conta própria, e tenta entusiasmar para essa tarefa os seus colegas Kid (Renan Gioelli) e Isa (Sophia Reis). Mas Isa parece mais interessada em Kid. E Kid parece mais interessado na primeira que aparecer. E Duca, claro, no fundo só se interessa por Isa.






19h30


Homem que copiava
, Brasil, 2003, Comédia.


André (Lázaro Ramos), 20 anos, tira fotocópias numa papelaria, e precisa desesperadamente de trinta e oito reais para impressionar a mulher dos seus sonhos, Sílvia (Leandra Leal), que mora no prédio em frente e trabalha como balconista numa loja de artigos femininos. Ajudado pelo seu amigo Cardoso (Pedro Cardoso), e depois também pela colega de trabalho Marines (Luana Piovani), André faz muitos planos para conseguir dinheiro. E todos dão certo. E é aí que os seus problemas começam.






21h00


Mesa redonda com Jorge Furtado, Ilda Santiago e Breno Silveira






22h00


Saneamento Básico, Brasil, 2006, Comédia.


Na pequena Linha Cristal, a comunidade mobiliza-se para construir uma fossa no riacho e acabar com o mau cheiro. Marina (Fernanda Torres), a líder do movimento, descobre que a Prefeitura nesse ano só tem verba para produzir um vídeo de ficção. Então ela e o seu marido Joaquim (Wagner Moura) resolvem filmar a história de um monstro que surge no meio das obras de saneamento. Marina escreve um roteiro, Joaquim prepara a caracterização. Silene (Camila Pitanga) aceita ser actriz, Fabrício (Bruno Garcia) tem uma câmara. Aos poucos, as filmagens vão envolvendo todos os moradores do local.






Dia 20



18h00


A Partilha, de Daniel Filho, Brasil, 2001, Comédia.


Reunidas para o enterro da mãe, quatro irmãs vêem-se obrigadas a discutir a divisão entre elas de um amplo apartamento em Copacabana e os móveis contidos nele. A discussão inicia um confronto entre opções de vida, já que todas seguiram caminhos muito diferentes. Selma (Glória Pires), casada com um militar, vive uma vida disciplinada na Tijuca, enquanto que Regina (Andréa Beltrão) é mais solta e esotérica, tendo uma visão 'alto astral' da vida. Já Lúcia (Lília Cabral) abandonou um casamento convencional e o seu filho a fim de viver um grande amor em Paris, enquanto Laura (Paloma Duarte) se tornou uma intelectual sisuda que surpreende as irmãs com as suas opções. Juntas, as quatro fazem um balanço do passado e dos bons momentos que tiveram juntas, sendo obrigadas a enfrentar as novas situações que o quotidiano lhes impõe.





19h30


Se eu fosse você
, de Daniel Filho, Brasil, 2006, Comédia.


Cláudio (Tony Ramos) é um publicitário bem sucedido, dono da sua própria agência, que é casado com Helena (Glória Pires), uma professora de música que dirige um grupo coral infantil. Acostumados à rotina do dia-a-dia e do casamento de tantos anos, eles volta e meia têm uma discussão. Um dia eles têm uma briga maior do que o normal, que faz com que algo inexplicável aconteça: eles trocam de corpos. Apavorados, Cláudio e Helena tentam aparentar normalidade até que consigam reverter a situação. Para o conseguirem, porém, eles terão que assumir por completo a vida do outro.





21h00


Mesa redonda com Daniel Filho e Glória Pires






22h00


O Primo Basílio
, Brasil, 2007, Drama.


Baseado no romance O primo Basílio, de Eça de Queirós, o filme tem como cenário São Paulo, 1958. Luísa (Débora Falabella), uma jovem romântica, é casada com o engenheiro Jorge (Reynaldo Gianecchini). Reencontra o seu primo Basílio (Fábio Assunção), um elegante bon vivant, com quem se envolve. Vivendo entre a paixão e o amor, ela vê-se chantageada pela empregada (Glória Pires), que descobre o seu caso com o primo.






Dia 21




16h00


Proibido proibir
, de Jorge Dúran, Brasil e Chile, 2006, Drama.


Três estudantes universitários – Paulo (Caio Blat), Letícia (Maria Flor) e Leon (Alexandre Rodrigues) – experimentam conflitos morais e éticos quando Paulo se apaixona por Letícia, que é namorada de Leon. Ao mesmo tempo, eles confrontam a violência da cidade e vivem uma experiência dramática, que os faz amadurecer e que acaba por fortalecer os laços de fraternidade e amor que os unem.






18h00


O Céu de Suely
, de Karim Aïnouz, Brasil, França, Alemanha e Portugal, 2006.


Há dois anos atrás, Hermila partiu. A experiência em São Paulo foi boa, mas a cidade era cara demais. Agora ela está de volta a Iguatu, no sertão cearense. A casa da avó, Zezita, e da tia, Maria, é acolhedora e confortável. Mas não demora muito até Hermila se dar conta de que precisa de partir outra vez. Inspirada pelas conversas com a sua amiga Georgina, ela adopta o nome Suely e inventa um plano audacioso para obter dinheiro e poder viajar.





19h30


Dois Filhos de Francisco – A História de Zezé di Camargo e Luciano, de Breno Silveira, Brasil, 2005, Drama.


Francisco Camargo é um lavrador do interior de Goiás que tem um sonho aparentemente impossível: transformar dois dos seus nove filhos numa dupla sertaneja. Inicialmente deposita esperanças no mais velho, Mirosmar, e resolve dar-lhe um acordeão pelos seus 11 anos. Mirosmar e seu irmão Emival, que toca violão, apresentam-se com sucesso nas festas da vila onde moram, mas devido à perda da propriedade onde moravam nos anos 70, toda a família é obrigada a mudar-se para Goiânia. Mirosmar e Emival começam então a tocar na rodoviária local, na intenção de conseguir algum dinheiro para ajudar em casa.






22h00


O ano em que meus pais partiram de férias, de Cao Hambúrguer, Brasil, França, Alemanha e Portugal, 2006.


Em 1970, o Brasil e o mundo parecem estar de cabeça para baixo, mas a maior preocupação na vida de Mauro (Michel Joelsas), um garoto de 12 anos, tem pouco a ver com a ditadura militar que impera no País: o seu maior sonho é ver o Brasil tricampeão mundial de futebol. Inesperadamente, ele é separado dos pais e obrigado a adaptar-se a uma "estranha" e divertida comunidade – o Bom Retiro, bairro de São Paulo, que abriga judeus, italianos, entre outras culturas. Uma história emocionante de superação e solidariedade, com a participação de Caio Blat e Paulo Autran. Nomeação brasileira deste ano para o Óscar de melhor filme estrangeiro.





Saiba mais aqui


Sem comentários:

Enviar um comentário