quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Comunicadores católicos desafiados a inculturar o Evangelho

O novo presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais (CPCS), Arcebispo Claudio Maria Celli, apresentou uma série de desafios para os comunicadores católicos entre os que destacou "a formação para não serem «analfabetos funcionais», ignorando o alfabeto da linguagem de hoje, perfeitamente dominado por crianças e jovens".

O prelado italiano falava, via videoconferência, na abertura do III Congresso Latino-americano e Caribenho de Comunicação, que se celebra na cidade equatoriana de Loja.
Na sua intervenção, o presidente destacou a necessidade de assumir com urgência a "inculturação do Evangelho na sociedade da informação" e defendeu uma informação "que evite as deformações sobre a Igreja e a sua mensagem".

D. Celli assinalou que "exercer uma cidadania responsável dos meios de comunicação social nesta sociedade da informação supõe fazer uma verdadeira opção por servir a verdade, a liberdade autêntica, o bem comum e a paz".

"Por isso é vital para os comunicadores desta nova geração comunicar os valores cristãos - que não contradizem minimamente os valores humanos - e que encontram em cada momento histórico novas formas de expressão", prosseguiu.

Este responsável sublinhou que "o êxito dos nossos projectos não pode medir-se com os parâmetros das audiências a qualquer custo".

Para o presidente do CPCS, "as novas formas de pobreza, de exclusão e marginalização do ecossistema comunicativo no qual existimos interpelam-nos a dar respostas sobre como ser comunicadores hoje".


Sem comentários:

Enviar um comentário