segunda-feira, 15 de outubro de 2007

LEVANTA-TE contra a Pobreza Extrema!!!


O dia 17 de Outubro é, desde há 20 anos, o Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza Extrema. Todos os anos, por esta data, surgem acções de protesto e sensibilização para a situação de metade da população mundial que vive em situação de Pobreza Extrema.


Este ano, as entidades Global Call Against Poverty (GCAP), representada em Portugal pela Pobreza Zero, e Millenium Campaign, representada pela Objectivo 2015, propõem a realização do “Levanta-te”, uma acção de sensibilização e protesto idêntica à realizada o ano passado, quando 23,5 milhões de pessoas se levantaram contra a Pobreza.


O objectivo é ultrapassar este número e entrar no livro do Guinness, conseguindo levantar em todo o mundo 50 milhões de pessoas. As exigências que fazemos aos governantes de todo o mundo são as que eles próprios se comprometeram a cumprir até 2015: aumento da ajuda efectiva aos países mais carenciados, perdão das dívidas externas, justa distribuição do dinheiro, fim da corrupção e das violações dos direitos humanos, entre outros, que estão previstos nos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.





Em Portugal queremos chegar aos 50 mil participantes. O controlo será feito através do registo das várias acções a serem levadas a cabo em todo o país no site, conforme se pode ler mais abaixo.





Para fazer o download do Guia de Mobilização clique aqui.





Para ver uma apresentação sobre a campanha do ano passado, clique aqui.






Para fazer o download da proposta de Manifesto a ser lida no momento escolhido, clique aqui.





Porquê?


Em 2006, 23.5 milhões de pessoas em todo mundo levantaram-se contra a pobreza. Estes milhões de vozes recordaram aos líderes mundiais que a cada dia que passa 50 mil pessoas morrem de pobreza extrema e o fosso entre ricos e pobres é cada vez maior.


Os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), assumidos pelos governos nas Nações Unidas de reduzir para metade a pobreza extrema até 2015, estão em risco de não serem cumpridos, pois os países estão a diminuir a ajuda efectiva que chega a esses países.





Organização


A FEC aderiu à campanha: "Levanta-te, faz ouvir a tua voz" que é organizado internacionalmente pela GCAP e pela Millennium Campaign.
O desafio que fazemos é que nas comunidade, grupos de amigos, paróquias, colégios, centros sociais.... possam dinamizar uma acção "Levanta-te, faz ouvir a tua voz" entre as 21h de dia 16 e as 21h de dia 17 de Outubro.






Veja mais informações e faça o pré-registo em:









(necessário para poder contabilizar-se para o Guinness)

Sem comentários:

Enviar um comentário