sábado, 13 de outubro de 2007

Os números e a globalização de Fátima

O culto a Nossa Senhora de Fátima está espalhado pelo globo. Ao nível de santuários, o continente americano é aquele que tem mais (106) e a Oceânia o que possui menos (5) A Europa aproxima-se a passos largos da centena (84) e África tem 26. Estes são alguns dados que a exposição «Fátima no mundo», a decorrer no Centro Pastoral Paulo VI (Fátima), mostra até ao próximo dia 6 de Janeiro. Esta iniciativa, integrada nas comemorações dos 90 anos das aparições mostra o eco mundial da Mensagem que ressoou na Cova da Iria, pela primeira vez, no longínquo 13 de Maio de 1917.


No domínio das estatísticas, este evento oferece aos visitantes outros dados curiosos. África (3); América (12); Ásia (1); Europa (1) tem dioceses cuja padroeira é Nossa Senhora de Fátima. Já ao nível de paróquias, a América está muito acima dos outros continentes. Tem cerca de 700, mais de metade que os restantes continentes.


Em todo o mundo existem 920 igrejas dedicadas a Nossa Senhora de Fátima. O continente europeu tem cerca de metade (458) e a América vem logo a seguir com 310 Igrejas. O último lugar do pódio pertence à Ásia com 89 igrejas.


A Mensagem de Fátima também chegou ao mundo do Ensino. Só na América existem mais de duas centenas de escolas dedicadas à Senhora que apareceu na Cova da Iria. A Europa e a África juntas contam com cerca de 150 escolas ligadas a Fátima. A Oceânia tem apenas 6 escolas.


Além destes dados, existem outros sinais da presença da Mensagem de Fátima em áreas tão diferentes como as actividades económicas e a comunicação social, as instituições de solidariedade social e a saúde, os monumentos e a toponímia. Actualmente, o Santuário de Fátima dispõe de 7415 registos, distribuídos pelos cinco continentes.


Na exposição estão patentes vários computadores onde o globo roda e sinaliza os locais onde a Mensagem de Fátima criou raízes.










Sem comentários:

Enviar um comentário