quarta-feira, 17 de outubro de 2007

VOX faz 10 anos e reúne rádios lusófonas

Com a passagem do 10º aniversário da criação da VOX – Associação Mundial das Rádios de Inspiração Cristã de Expressão Portuguesa –, realiza-se o IV Encontro das Rádios Lusófonas Católicas, em Carcavelos (Lisboa), de 17 a 21 de Outubro. Pensado inicialmente para ser realizado na Guiné-Bissau, a falta de apoios oficiais obrigou a que tentássemos o "milagre" da regularidade destes encontros, com a inovação dum Seminário Formativo.

Além de representantes portugueses, em nome da Associação das Rádios de Inspiração Cristã, da Rádio Renascença e da Fundação Evangelização e Culturas, participarão membros do Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique.

Como temas e oradores, entre outras intervenções, estão agendados: "Comunicação via satélite, a solidariedade em rádio", a cargo de António Pinelli, da Unda/Signis – Brasil; "Dez anos da VOX – Balanço e perspectivas de futuro", sob apresentação do P. Armando Duarte, presidente da VOX; "A linguagem da rádio - perspectiva cultural pluralista", pelo Doutor Borges de Pinho, da RR; "O valor da palavra na comunicação", pelo Sr. António Sala (RR); "O lugar do comunicador cristão nos tempos de hoje", desenvolvido pelo P. Tony Neves; "A partilha e a entreajuda entre as rádios lusófonas", sob a responsabilidade do P. António Fidalgo, director da Rádio Nova (Cabo Verde).

Serão apresentados planos para o futuro das Rádios e da VOX e realizar-se-á uma Assembleia-geral, alguns participantes aproveitam para a participação em estágios e outros contactos.

Finalmente, espera-se a consolidação deste projecto, num verdadeiro plano de "evangelização sobre os telhados", com a partilha, entreajuda e solidariedade das rádios e associações, na correspondência a uma Igreja em estado de missão.



PROGRAMA

Quarta-feira – Dia 17

Chegada dos Participantes

19h00 – Alojamento – Jantar

21h30 – Abertura dos trabalhos – Direcção da VOX



Quinta-feira – Dia 18

9h00 – Comunicação Via Satélite – A solidariedade em rádio – António Pinelli – Presidente da Unda/Signis- Brasil

14h30 – A linguagem da rádio – Perspectiva cultural pluralista – Doutor Borges de Pinho

18h00 – Dez anos da VOX – Balanço e perspectivas para o futuro – Pe. Armando Duarte – Presidente da Direcção da VOX



Sexta-feira – Dia 19

9h00 – Propostas da FEC nomeadamente no que se refere a Moçambique

14h30 – Visita de estudo à Rádio Renascença

Conferência no auditório – O valor da palavra na comunicação – António Sala



Sábado – Dia 20

9h00 – O lugar do comunicador cristão nos tempos de hoje – P. Tony Neves

14h30 – Partilha e entreajuda entre as rádios lusófonas – P. António Fidalgo, Director da Rádio Nova de Cabo Verde com a participação de representantes das rádios de Angola, Moçambique e S. Tomé

21h00 – Assembleia-geral da VOX que terá como pontos principais a apresentação, pela direcção, do Plano de Actividades e Orçamento para 2008



Domingo – Dia 21

Até ao almoço – Missa – Tempo livre – No fim do almoço saída

Sem comentários:

Enviar um comentário