sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Madeirenses apoiam hospital franciscano da Guiné-Bissau

Os católicos da Madeira receberam, neste Natal, um apelo especial, destinado a auxiliar o Hospital do Mal de Hansen.

Situado na Missão Católica de Cumura, é dirigido pela Custódia de São Francisco de Assis, pertencente à Ordem Franciscana, sendo coadjuvado pela Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração Imaculado de Maria. Foi fundado há algumas décadas pelo Bispo Franciscano D. Settímio Ferrazetta, sendo hoje considerado o hospital de referência da Guiné-Bissau, apesar de se deparar quotidianamente com enormes dificuldades materiais e financeiras.

A este hospital acorrem todos os doentes que, por serem extremamente pobres, não têm posses para ser tratados no hospital central da Guiné-Bissau, e todos os tratamentos nele dispensados são gratuitos.

Ali é prestada assistência na área da saúde materno-infantil, aos doentes (crianças e adultos) com doenças tão graves como Lepra, Sida, Tuberculose ou Malária. São ainda facultadas Consultas Externas na área de Clínica Geral, Medicina Interna e Pediatria. Esta Missão Católica, para além da prestação de cuidados de saúde também dispõe de uma valência no campo da educação, vocacionada sobretudo para os órfãos ou filhos dos doentes.

As necessidades mais prementes deste hospital são o financiamento para aquisição de medicamentos para o tratamento dos doentes, para a sua alimentação, e para aquisição de material de laboratório e novos equipamentos complementares de diagnóstico (tais como electrocardiógrafos, monitores cardíacos, desfibriladores, um aparelho de ecografias e um de raios x), manutenção do equipamento hospitalar, e por último e não menos importante, para adquirir gasóleo para manter em funcionamento o gerador do hospital (ali não existe electricidade) e para os veículos automóveis afectos ao mesmo.

Quem quiser apoiar o trabalho desenvolvido neste hospital guineense poderá depositar o seu donativo numa conta bancária da Caixa Geral de Depósitos aberta em Portugal para este efeito, cujo NIB é o seguinte: 003508220005736650052.



Médico e sacerdote missionário

Natural de Torres Novas, concelho da Sertã, Frei Victor Henriques sentiu o chamamento de Deus quando frequentava o 2.º Ano do Curso de Medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

Este apelo não implicou o abandono da sua formação superior, antes pelo contrário. Pouco a pouco apercebeu-se de que o seu destino era ser médico e padre missionário. Entrou para a Ordem Franciscana em 1982, tendo tomado o hábito no ano seguinte, no Convento do Varatojo, em Torres Vedras.

Concluiu a sua licenciatura em 1986. Por um período de dois anos trabalhou nos Hospitais Civis de Lisboa, e neste período fez uma pós-graduação em Medicina Tropical, tendo em mente a sua primeira experiência missionária, em 1989, na Guiné-Bissau. No ano seguinte regressou a Portugal para terminar o Curso de Teologia e ser ordenado sacerdote, em Julho de 1996. Depois regressou, uma vez mais, ao hospital de Cumura, onde permaneceu por quatro anos, findos os quais voltou ao seu país.
Trabalhou no Centro Hospitalar de Torres Vedras ao mesmo tempo que se especializava em Medicina Interna, de modo a suprimir uma grave carência nesta área no hospital guineense, para onde regressou recentemente, sendo actualmente o seu único médico residente.

Em complemento à sua vital actividade clínica, não tendo mãos a medir para atender tantos doentes, dedica ainda uma parte da sua vida de missionário a pregar a Palavra de Deus. Como Franciscano, está junto dos mais pobres e desfavorecidos da sociedade, como médico, esforça-se por curar as maleitas corporais dos seus pacientes e, como sacerdote, trata ainda das suas almas. Presentemente com 48 anos, o Frei Victor Henriques é um verdadeiro exemplo de abnegação para os nossos dias.



Duarte Mendonça

Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário