quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Os media como elo de união entre povos lusófonos

O Luso Fonias de 9 de Dezembro dedicou a sua emissão ao papel dos meios de comunicação social como elo de união entre povos lusófonos. O nosso programa é um bom exemplo disso. É um programa que tem a colaboração de rádios dos países de expressão portuguesa, na rubrica Vozes da Lusofonia, e é transmitido em cerca de 20 rádios espalhadas pelos quatro cantos do mundo.

Ouça a entrevista ao Cónego António Rego que, no final de 2006, foi nomeado pelo Santo Padre, Bento XVI, Consultor do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais do Vaticano. Uma entrevista com realização da Rádio Vaticano.



Segue o comentário do Pe. Tony Neves:

«O espaço lusófono é largo, populoso, rico em termos de diversidade cultural e património literário, histórico e arquitectónico. Como gerir esta riqueza de maneira a potenciar as boas relações que existem entre quantos falam português e têm uma longa história em comum?

Os media são um extraordinário elo de ligação entre toda a lusofonia, de Portugal a Macau e Timor-Leste, sem esquecer os milhões de lusófonos espalhados pelo mundo que não falam a nossa língua.

Os meios de comunicação social têm a missão de construir pontes, informando, formando e divertindo, amplificando notícias, ideias, cultura e debate.
A criação da VOX, associação mundial de rádios de inspiração cristã da lusofonia é, talvez, o gesto mais profético e mais simbólico desta vontade de criar elos de união entre todos. Também este programa, Luso Fonias, fala alto desta convicção de que falar português une e a conversar e debater grandes temas de actualidade podemos todos aprofundar laços e avançar. Seria importante que os países lusófonos com mais capacidade financeira dessem um apoio significativo aos media que produzem programas e apostam neste encontro de povos e culturas.

Se houver vontade política, não há longe nem distância e a lusofonia pode tornar-se um espaço de maior mútuo conhecimento e de mais fraternidade. E, mais uma vez, os meios de comunicação social desempenham um papel decisivo. Há que fazer o que está ao nosso alcance para que o espaço lusófono se torne numa pequena aldeia onde as pessoas se conheçam, se encontrem e se apoiem mutuamente.»




Ouça este programa e os mais antigos na Telefonia

(menu do lado direito)

Sem comentários:

Enviar um comentário