domingo, 6 de janeiro de 2008

A rádio na construção da paz

A 1 de Janeiro celebra-se o Dia Mundial da Paz, um dia para reflectirmos sobre a nossa contribuição para a paz entre a nossa família, amigos, comunidade, mundo… A rádio é um meio que trabalha nesse sentido, na construção da paz e em muitos países desempenha um papel fundamental enquanto instrumento de desenvolvimento e cidadania. Não perca o Luso Fonias de 30 de Dezembro com uma entrevista realizada pelos jornalistas da Rádio Ecclesia, Angola, ao seu director, Pe. Maurício Camuto.



Segue o comentário do Pe. Tony Neves:

«O mundo precisa de ouvir boas notícias. Que bom seria se acordássemos todos a escutar a informação de que todas as armas se calaram e os governos do mundo assinaram um protocolo de paz definitiva. Que grande sonho que todos queremos ver transformado em realidade! Mas, por enquanto, permanece o sonho e a falta de paz continua para meio mundo um enorme pesadelo.

A Rádio tem todo o potencial para ser mensageira da Paz entre pessoas e povos. Há que investir muito neste meio de comunicação para formar os ouvintes numa perspectiva de respeito mútuo, de fraternidade universal, de empenho numa justiça maias efectiva que abra as portas a uma paz justa e duradoura.

Recordo-me dos meus tempos de missão em Angola, sempre (ou quase sempre) em tempo de guerra. Que dor de alma provocavam aquelas notícias manipuladas, vindas de um e do outro lado da trincheira dos combates, a incentivar ao ódio e à violência, dando uma ajudinha no perpetuar de uma guerra fratricida e cruel. E quantas vezes tentei intervir, fazendo programas que falassem de reconciliação e de encontro, palavras que estavam completamente banidas dos dicionários operativos dos beligerantes.

A Rádio pode muito e, muitas vezes, aproveita mal o poder que tem. Há que orientá-lo para construir e nunca para arrasar. Há que utilizar a Rádio para proporcionar o encontro de pessoas, povos e culturas, salientando o lado bem da vida e da relação, formando para a justiça e o respeito dos direitos humanos.

O Dia 1 de Janeiro é, tradicionalmente, o Dia Mundial da Paz. É bom começar o ano com este horizonte. É importante que quem tem poder tome a sério a construção de um mundo de paz e que as Rádios, com a sua programação, considerem a paz um bem indispensável. O Luso Fonias aposta aí.»




Ouça este programa e os mais antigos na Telefonia

(menu do lado direito)

Sem comentários:

Enviar um comentário