segunda-feira, 26 de março de 2007

Ecoeficiência: soluções para um planeta mais saudável


Ecoeficiência significa fazer mais com menos, procurando respeitar e valorizar o ambiente e os recursos naturais e biológicos, assim como as pessoas e as comunidades. Um tema que está na ordem do dia e em discussão no Luso Fonias desta semana.









Em estúdio está o Professor Saldanha Matos, vice-presidente da APESB – Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental. Ouça e reflicta sobre as soluções para um planeta mais saudável, como ser ecoeficiente?









Segue o comentário do Pe. Tony Neves:




«Multiplicam-se encontros mundiais e debates, fazem-se leis, ameaçam-se as pessoas com multas e penas, mostram-se imagens com o planeta a derrapar para um abismo... mas parece que a terra, a casa comum de todos, está mal de saúde e todos os indicativos de que dispomos provam que a situação só tende a piorar. Por isso, há que enfrentar as questões ecológicas com coragem e fazer tudo o que está ao alcance da humanidade hoje para que a terra continue a ter condições para ser um espaço de felicidade.


Fala-se hoje muito da ecoeficiência. De facto, é possível investir na ecologia, ter um planeta mais saudável sem que tal afecte os níveis de eficiência a que as sociedades modernas se habituaram.


Fiz uma viagem forçada ao interior mais interior do norte de Portugal para participar no funeral de um padre missionário que trabalhou mais de 20 anos em Angola. Pelo caminho, todos fomos admirando o aumento do parque eólico com a colocação de centenas de torres geradoras de electricidade onde o vento é o motor e o 'combustível' que faz andar as enormes hélices que permitem activar os dínamos e produzir energia, sem que dali advenha qualquer impacto negativo para a natureza.
Sabemos que em muitas outras áreas da tecnologia é possível ser-se eficiente e ecológico ao mesmo tempo. Assim sendo, há que investir por aqui, uma vez que as tecnologias poluentes já causaram danos irreversíveis à natureza e há que pôr travão a esta situação, invertendo o que ainda se possa inverter.


A criatividade impõe-se. O futuro da humanidade exige uma reflexão séria sobre as heranças que preparamos para os que vierem depois de nós. A questão ecológica passou a ser uma questão de ética, uma vez que a vida e a morte de muita gente (e de muitas espécies) vão depender das opções que hoje forem tomadas. Somos hoje, mais do que nunca, chamados a ser humanos e a respeitar a criação de Deus.»




Ouça este programa e os mais antigos na Telefonia

(menu do lado direito)


Sem comentários:

Enviar um comentário