terça-feira, 14 de outubro de 2008

Saber acolher outras culturas

O Ano Europeu do Diálogo Intercultural 2008 tem como lema "Juntos na Diversidade" e lança um convite a que todos participem activamente na nossa sociedade e ganhem consciência, racional e emocional, de que o diálogo intercultural é uma forma de apaziguar os nossos receios face ao desconhecido e de criar redes que nos aproximem no respeito e na aceitação mútua.

O Luso Fonias de 27 de Setembro contou com uma emissão dedicada à mobilidade humana e à integração de outras culturas. Não perca o apontamento das rádios parceiras do nosso programa, bem como a entrevista a Heidir Correia da Associação Cultural Moinho da Juventude, que nos falou da sua experiência e do trabalho desenvolvido por esta associação.



Na opinião do Pe. Tony Neves:

«Basta virar algumas páginas de qualquer manual de História para vermos como a mobilidade faz parte da vida humana. As pessoas vão-se movimentando por razões muito variadas: para fugir a guerras e perseguições; para afastar-se de contextos de catástrofes; para ir à procura de melhores oportunidades para as suas vidas, para partilhar projectos de vida e de fé... ou até por mero espírito de aventura e curiosidade científica. O resultado final é que o mundo se foi tornando numa espécie de ‘aldeia global’ onde vemos nos mesmos espaços geográficos gentes que vieram de outras terras, falam outras línguas e têm culturas muito diferentes.

Neste ano em que a Europa faz uma reflexão sobre os valores da pluriculturalidade, é urgente melhorar o acolhimento a pessoas que provêem de outros contextos culturais. Saber acolher outras culturas é uma atitude inteligente e aberta. Todos ganhamos com esta opção de fundo: quem chega a uma terra diferente da sua é acolhido e sente-se em casa; quem recebe fica mais rico com os valores que os recém-chegados partilham e vivem. Ninguém é tão pobre que não tenha nada para dar e ninguém é tão rico que não tenha nada para receber. Este provérbio tão antigo e tão novo poderia ajudar a humanidade a abrir portas em vez que construir muros. É importante que a terra se transforme numa casa sem fronteiras, onde todos tenham lugar á mesa e não haja espaços de exclusão.

Os jovens de algumas Igrejas cristãs de Portugal vão celebrar em Leiria, a 25 de Outubro, o X Fórum Ecuménico Jovem e uma das oficinas é sobre este encontro de povos e culturas e será apresentada pela ‘Amigrante’, uma associação cultural que, em Leiria, junta portugueses e imigrantes que querem partilhar a vida e a cultura. São estes e outros gestos que constroem futuro, enriquecem a história e provam que saber acolher é um gesto que rasga horizontes e aproxima os povos. Os bons exemplos, nesta como noutras matérias, têm que ser ditos bem alto para mobilizar. Há que investir por aqui.»






Ouça este programa e os mais antigos na Telefonia

(menu do lado direito)

Sem comentários:

Enviar um comentário