sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Igreja e Solidariedade


Em tempo de crise, com o aumento do número de desempregados, a Igreja é chamada a acudir às situações de dificuldade daqueles que se viram privados do sustento para as suas famílias. Exemplo dessa resposta da Igreja é o Projecto Igreja Solidária, lançado pelo Patriarcado de Lisboa em 2008, que congrega os esforços dos vários serviços de apoio social da região.

Para nos falar sobre o projecto “Igreja Solidária”, o Luso Fonias contou com a participação do Dr. Henrique Joaquim, Professor de Serviço Social da Universidade Católica Portuguesa e membro do gabinete coordenador do projecto Igreja Solidária.





Na opinião do P. Tony Neves:


«A Igreja católica nos Estados Unidos da América realizou, em 2009, um pequeno filme para dar a conhecer a Igreja e a sua intervenção. Colocado no famoso youtube, foi visto por milhões de pessoas e eu tenho-o mostrado em muitas reuniões com jovens e adultos, um pouco por todo o lado. Ao descrever as diferentes áreas de intervenção da Igreja, diz o filme que é a instituição que mais investe na solidariedade. E as estatísticas confirmam.
Estou a ler um livro que segue na mesma linha. O Cardeal Dionísio Tettamanzi, Arcebispo de Milão e uma das figuras mais importantes da Igreja Católica na actualidade, escreveu uma obra que está a ser traduzida em muitas línguas, com o título ‘Não há futuro sem solidariedade. A crise económica e a ajuda da Igreja.
Em tempo de crise, escreve esta obra para ligar a solidariedade à sobriedade, apresentando propostas muito concretas aos católicos e a quantos o queiram ler.
À luz da doutrina Social da Igreja, lançou uma série de iniciativas solidárias em Milão (por exemplo o ‘Fundo Trabalho-Família’), que partilha com os leitores. Fala da solidariedade no mundo da economia e da finança, a partir da família, na empresa, com e pelos imigrantes.
Sugere que todos sejam o ‘Bom Samaritano’ do Evangelho.
Guilherme d’Oliveira Martins, Presidente do Tribunal de Contas, no Prefácio, diz que este livro constitui ‘um motivo de reflexão e um apelo ás iniciativas de responsabilidade social’.
O filme americano que citei termina com um convite: ‘Nós somos a Igreja católica. Seja benvindo a sua casa’, para dizer que a Igreja é uma família onde todos são irmãos e têm lugar à mesa. O Cardeal Tetamanzi diz que a Igreja e a sociedade precisam da solidariedade para sobreviver. Ousemos escutar estas vozes.»





Ouça este programa e os mais antigos na Telefonia

(menu do lado direito)

Sem comentários:

Enviar um comentário