sábado, 18 de dezembro de 2010

ODM: o que falta fazer?

No ano 2000, as Nações Unidas assumiram na Declaração do Milénio o compromisso de erradicar do mundo alguns dos seus piores males. Assim surgiram os 8 Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, também conhecidos pela sigla ODM, que cobrem temas como a fome e a pobreza extrema, a educação, a saúde, a igualdade de género, as doenças graves e o ambiente. Quando estamos a 5 anos da meta estabelecida para se alcançarem os 8 Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, os Estados-membros das Nações Unidas analisaram este ano o cumprimento dos objectivos e traçar novos caminhos para que eles possam ser alcançados até 2015.
Para fazer connosco o ponto de situação dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, tivemos no Luso Fonias Inês Campos, da Objectivo 2015.

No Em Poucas Palavras, divulgamos a nova associação Karingana Wa Karingana, que promove acções de apoio, solidariedade, cooperação e desenvolvimento junto dos países de expressão lusófona. A primeira acção desta associação é uma campanha de recolha de livros para Moçambique.

Na opinião do Pe. Tony Neves:

Desde 2000, quando aconteceu a Cimeira do Milénio, não se fala de outra coisa. Os Objectivos do Desenvolvimento do Milénio são chamados para tudo ou quase, pelas melhores e pelas piores razões. Pela melhores, porque o combate mundial pelo desenvolvimento dos povos e contra a pobreza, merecem todo o apoio e preocupação. Pelas piores razões, porque, infelizmente, os ODM são, em muitos casos apenas uma bandeira que se mostra, mas as opções políticas e económicas dos países mais ricos não mostram muito interesse pela melhoria da qualidade de vida dos mais pobres.
Gostava de dar um exemplo concreto acerca da preocupação pelo sucesso dos ODM. Sol Sem Fronteiras é uma organização que concretiza projectos de desenvolvimento e voluntariado na África lusófona e no Brasil. Realizou recentemente, em Lisboa, a sua Assembleia-Geral e escolheu como título ‘Objectivos do Milénio – Balanço dos 10 anos’. Para abordar este tema, foi convidado o P. José Augusto Leitão, missionário do Verbo Divino, que coordena a Antena Portuguesa da Rede Fé e Justiça África-Europa.
Durante a conferência, este missionário apresentou o balanço da Cimeira da ONU que, em Nova Iorque, fez a avaliação da evolução do mundo nos últimos 10 anos, sobretudo nos que diz respeito o estado actual de cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio no mundo. Ficam na memória as palavras do P. José Augusto que diz que realizar os objectivos até 2015 será muito difícil, mas a sua existência e luta para que se cumpram é uma grande vitória, mas ao mesmo tempo uma grande luta em que nos devemos empenhar.
Traçar objectivos, metas e estratégias é muito importante na medida em que passamos a ter horizonte para onde caminhar e números a comparar. Estamos longe da redução da pobreza do mundo para metade. Mas fez-se um longo caminho na tomada de consciência de que a pobreza existe e não faz sentido. Há que a combater por todos os meios, em nome da justiça e da dignidade e direitos das pessoas.

Ouça este programa e os mais antigos na Telefonia
(menu do lado direito)

Sem comentários:

Enviar um comentário