sábado, 1 de janeiro de 2011

Balanço de 2010 e lançamento de 2011

Em 2010 a FEC celebrou 20 anos ao serviço das populações mais carenciadas dos países lusófonos. Actualmente com projectos de cooperação na Guiné-Bissau e em Angola, a FEC coordena também em Portugal a Plataforma de Voluntariado Missionário e a Rede Fé e Desenvolvimento, e produz, em parceria com a Rádio Sim, o Programa Luso Fonias. Em 2010 o Luso Fonias teve 52 emissões com os mais variados temas, dando destaque às questões sociais do momento e trazendo vozes dos vários países lusófonos. Em 2011 o trabalho da FEC vai ser ainda mais intenso, e aqui no Luso Fonias continuaremos a chegar a sua casa todas as semanas. 
Para fazer connosco o balanço de 2010 e lançar ideias para 2011, tivemos no Luso Fonias Susana Réfega, Directora Executiva da FEC, e Tiago Tavares, um dos produtores do Luso Fonias.

Na opinião do P. Tony Neves:
Todos os anos começam com o Dia Mundial da Paz. Em tempo de crise anunciada e vivida por tantos, gostava de andar uns milhares de anos para trás e escutar de novo Isaías, um profeta que viveu num tempo crítico da história de Israel e foi uma luz de esperança. Com ele, o futuro ganhou direito de cidadania. Escutemos algumas das passagens mais apelativas: No capítulo 4, diz que os povos ‘(…) das espadas farão relhas de arado e das lanças forjarão foices’ (Is.4). Esta foi a frase escolhida para colocar à entrada do edifício-sede da ONU em Nova Iorque. Mais adiante está escrito: ‘o lobo habitará com o cordeiro e o leopardo deitar-se-à ao lado do cabrito; o novilho e o leão comerão juntos e um menino os conduzirá; a vaca pastará com o urso e as suas crias repousarão juntas; o leão comerá palha como o boi; a criancinha brincará na toca da áspide e o menino desmamado meterá a mão na caverna da serpente’(Is.11, 9).
Isaías escreveu ainda que, quando vier o Espírito do Alto, ‘no deserto habitará o direito e a justiça na pradaria. A paz será obra da justiça e o fruto da justiça será tranquilidade e segurança para sempre’ (Is.32, 15).
O Profeta fala da cicatrização de todas as feridas e da urgência de tomar atitudes radicais pela justiça e paz: ‘Se tirares da tua casa toda a opressão, o gesto ameaçador e o falar ofensivo; se deres pão ao faminto e saciares a alma do pobre, a tua luz brilhará na escuridão e as trevas tornar-se-ão como o meio-dia (…) Serás chamado reparador de brechas e restaurador de casas em ruínas’(Is. 58, 10-12).
Com o estímulo de Isaías, não cruzemos os braços mas ousemos construir um mundo de justiça e paz abraçados. Desejo a todos os ouvintes um 2011 cheio de Paz.



Ouça este programa e os mais antigos na Telefonia
(menu do lado direito)

Sem comentários:

Enviar um comentário