quarta-feira, 25 de abril de 2007

Páscoa, a mais importante festa da cristandade ou uma pausa para férias?

A emissão de Páscoa do programa Luso Fonias teve como objectivo promover uma reflexão sobre a importância da Páscoa no século XXI. Esta é a maior e mais importante festa da cristandade, mas será que tem o mesmo sentido de outros tempos ou tende a ser cada vez mais uma pausa para férias? Será que estamos a perder o verdadeiro sentido deste período de oração?





Ouça a conversa com o Pe. João Eleutério, secretário da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, e reflicta sobre o significado da Páscoa nos nossos dias.





Segue a reflexão do Pe. Tony Neves, editor do programa:


«A Páscoa continua a ser a festa mais importante do calendário cristão. A paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo constitui o coração da mensagem evangélica, assente sobre a vitória da Vida sobre todas as formas de morte. Esta convicção fez a Igreja, durante dois mil anos, percorrer os caminhos do mundo e dar corpo à fundação de milhares e milhares de comunidades que vivem, no dia a dia, a mensagem da Páscoa da Ressurreição.


Só que os tempos vão mudando, mesmo nos espaços onde o cristianismo se afirmou como religião maioritária. Hoje, para muitos baptizados, a Páscoa é quase só um pretexto para uma pausa académica de quem estuda e uma pausa laboral de quem trabalha. São muitos os que aproveitam as férias da Páscoa para dar um passeio pelo mundo ou, pelo menos, para sair de casa e fazer umas pequenas férias de descanso e descontracção. Para outros poderá ainda ser um tempo de dar á boca novos sabores, aproveitando a rica gastronomia e doçaria que é típica desta quadra festiva.


Mas, para os cristãos convictos, a Páscoa mantém-se como a grande festa da Vida. Há quarenta dias de intensa preparação (a Quaresma) e, depois, vive-se o Tríduo pascal com muita intensidade e devoção. Na quinta-feira santa há a celebração da Ceia do Senhor com a Instituição da Eucaristia, fazendo memória viva da Última Ceia de Cristo. Na sexta-feira santa celebra-se a paixão e Morte de Jesus, sendo dia de recolhimento, silêncio, jejum e abstinência. O sábado santo é marcado pela grande celebração da Vigília Pascal com o rito da bênção do lume novo, a abrir. Seguem-se as leituras que mostram a caminhada do povo de Israel, segundo a Bíblia, até Cristo e o percurso deste até à sua Ressurreição. Há espaço para a celebração de baptizados e termina a Vigília Pascal com a celebração da Eucaristia. O domingo tem vivências tradicionais muito diferentes, variando de terra para terra, de região para região. No norte de Portugal, onde nasci e cresci, há a tradição da Visita Pascal em que, uma equipa de leigos da Comunidade, acompanhada ou não pelo Padre, visita todas as casas, dando a beijar a cruz e rezando em família.


Como cristãos, há que continuar a fazer da Páscoa aquilo que ela é: a grande festa da vida que merece ser celebrada com muita fé e muita intensidade.»




Ouça este programa e os mais antigos na Telefonia

(menu do lado direito)


Sem comentários:

Enviar um comentário