segunda-feira, 19 de maio de 2008

O futuro do clima

As alterações climáticas são um problema global, mas cada um de nós pode fazer a diferença. Mesmo as mais pequenas alterações na nossa rotina diária podem ajudar a evitar as emissões de gases de efeito de estufa sem afectar a nossa qualidade de vida. Na realidade, podem até representar uma poupança de dinheiro.

“O futuro do clima” foi o tema do Luso Fonias de 11 de Maio. Saiba o que pode fazer para proteger o nosso ambiente. Em estúdio esteve Gonçalo Cavalheiro, Administrador da Ecoprogresso – Consultores em Ambiente e Desenvolvimento.



Segue o comentário do Pe. Tony Neves:

«Falar do clima é tema de actualidade. E ainda bem. Mas dói reparar que as práticas não correspondem aos discursos. Todos acham que a terra é a nossa casa, que podem destruí-la e torná-la inabitável, mas, quando se trata de tomar medidas dolorosas para pôr cobro à destruição do planeta, aí todos começam a fazer contas à vida e ninguém quer perder dinheiro ou regalias.

Quando as questões se tornam de vida ou de morte (e a questão ecológica está já neste patamar), a situação muda. Ou seja, mesmo contra a vontade e os interesses de alguns, os governos vão tomando medidas. Só que, em muitos casos, estas não passam para além do papel e meio mundo vai descobrindo maneiras de lhes passar ao lado, mesmo mostrando muita sensibilidade aos problemas ecológicos.

As mudanças climáticas têm provocado tragédias em cima de tragédias em boa parte do nosso planeta e adivinham-se dias piores. O quase total descontrolo climático assusta pois ninguém sabe as consequências reais desta situação em que vivemos. Os agricultores, por exemplo, na Europa, começam a ver as plantas a florir fora de época, as chuvas a cair em tempos desastrosos para certas culturas, a água a faltar nos poços, nos rios e nas fontes, as cegonhas e outras aves a não emigrar... e não sabem muito bem o que é que o futuro reserva.

Há que ser realista e humano e tirar todas as consequências deste ‘massacre’ que temos vindo a fazer à ‘mãe terra’. Sempre com a velha convicção de que Deus perdoa sempre, as pessoas perdoam às vezes, mas a natureza nunca perdoa.»




Ouça este programa e os mais antigos na Telefonia

(menu do lado direito)


Sem comentários:

Enviar um comentário