sábado, 25 de dezembro de 2010

Natal em Missão

Em tempo de Natal, fomos procurar saber como se vive a grande festa da família nos vários países lusófonos. Sara Reis esteve um ano em missão com os Leigos para o Desenvolvimento, em Benguela, Angola, e foi lá que passou o último Natal de 2009.
Regressada de Angola há pouco tempo, veio ao Luso Fonias para nos contar como foi essa experiência.



No Em Poucas Palavras tivemos uma mensagem de Natal deixada por Frei Hermínio Araújo, Franciscano.

No opinião do Pe. Tony Neves:
É Natal, é festa. Hoje, o Natal continua a ser a grande festa da família, uma festa de paz, de ternura, mesmo em tempo de crise.
Gostaria, neste momento, de elogiar os Bispos de Portugal que, atendendo à crise que o país e o mundo atravessam, ousaram falar numa só voz, o que acontece pela primeira vez na história, em tempo de Natal. Escreveram: ‘Apesar de tudo, e por vezes contra tudo, a esperança é possível, desde que queiramos construí-la seriamente, porque, tal como Bento XVI afirmou relativamente à caridade, também a esperança só pode ser construída na verdade: na aceitação das responsabilidades individuais e colectivas que estão na origem da crise, na coerência dos comportamentos políticos, sociais e económicos indispensáveis à sua superação e na afirmação da solidariedade, cuja bandeira tantas vezes se desfralda em vão.
É a esperança, assim fundamentada, que é preciso construir, manter e divulgar. O tempo de Natal convida a este anúncio da corresponsabilidade de todos e cada um para uma nova consciência do bem comum como força e coragem para a promoção da dignidade humana de todos os Portugueses. Que os pobres experimentem a ternura da Igreja em Portugal, através de gestos concretos de partilha e solidariedade. A aceitação positiva das privações é fundamental para ultrapassarmos a presente crise com esperança, contribuindo para o bem de toda a comunidade.
Celebrar o Natal é reviver a confiança que Deus põe na pessoa humana, em solidariedade total, sem fronteiras entre o céu e a terra. «Cristo é a nossa esperança» (1 Tm 1,1). Festejar o Natal de Cristo é fortalecer e dar futuro à esperança na sociedade, nas famílias, nos locais de trabalho, no coração de cada homem e mulher’ - assim disseram os Bispos de Portugal.
Queria aproveitar esta oportunidade para desejar a todos um Santo Natal com votos de que o Menino do Presépio ajude o mundo a abrir mais caminhos de solidariedade, de justiça e de partilha fraterna. Se este for o Natal mais complicado da sua vida, não desespere, abra o coração ao Menino de Belém. Santo Natal.


Ouça este programa e os mais antigos na Telefonia
(menu do lado direito)

Sem comentários:

Enviar um comentário