sábado, 4 de dezembro de 2010

Presentes Solidários 2010

Pelo quinto ano consecutivo, a Fundação Evangelização e Culturas lança a campanha Presentes Solidários. Depois de no ano passado ter distribuído mais de 5000 presentes, este ano a FEC propõe mais 8 novos presentes, um para cada país lusófono. Cada um deles é um apoio concreto à educação, à saúde e ao bem-estar de crianças e idosos, à qualidade da água ou ao desenvolvimento rural em zonas carenciadas. Este ano a campanha conta com a ajuda de 8 figuras públicas que dão a cara por esta causa solidária.
Para nos explicar tudo sobre esta campanha, tivemos no Luso Fonias Emanuel Oliveira, Coordenador da Campanha, e o nadador Miguel Arrobas, um dos padrinhos dos Presentes Solidários deste ano. 

Na opinião do Pe. Tony Neves:
Não é uma fuga de uma informação confidencial, mas parece-me um dado relevante. A Comunidade Espiritana da Casa provincial, em Lisboa, reuniu a 2 de Dezembro e, entre outras decisões relevantes, optou por oferecer, neste Natal, os presentes solidários da Fundação Evangelização e Culturas. Ora, já na última página do jornal ‘Acção Missionária’ deste mês de Dezembro pode ler-se: ‘Quer ser solidário(a)? Quer ser original neste Natal? Então, alinhe nos Presentes Solidários que a Fundação Evangelização e Culturas propõe. A lógica é sempre a mesma: dar a duplicar, pois a prenda que dá aos seus amigos vai reverter a favor de um projecto de desenvolvimento num dos países do espaço lusófono.
A Educação apanha dois dos projectos: Angola terá uma Bolsa do Professor, para comprar manuais escolares para a região de Capelongo e Mulondo; a Guiné também vai ser contemplada, apoiando o trabalho da Comissão da Educação e Ensino da Diocese de Bissau.
A Saúde sai beneficiada no projecto da maleta de medicamentos a oferecer ao centro Nutricional e ao Infantário de Mecanhelas, no interior de Moçambique: medicamentos contra a malária e a diarreia e leite em pó, porque ali chegam mais de 400 bebés por ano.
Para os idosos vai o projecto de S. Tomé, com a oferta de uma cama àqueles que são abandonados pelas suas famílias e estão a ser a apoiados pela Diocese.
Os mais pobres de S. Amaro, em Cabo Verde, vão receber porcos para garantir apoio alimentar e potenciar o comércio local.
Timor vai ter um poço para garantir água potável à Casa de Formação que os Capuchinhos construíram para formar jovens agricultores, na diocese de Maliana.
Os povos indígenas do Roraima, no interior do Brasil, vão receber materiais de construção para casas de formação de líderes indígenas.
O Voluntariado Missionário, sempre a crescer em Portugal (em 2010 partiram 300), terá uma Bolsa para apoiar a formação dos que desejam partir em Missão.
Eu fiz a minha parte. Comprei presentes solidários e convidei outros a fazê-lo. Vá lá, faça o mesmo. É uma forma concreta de lutar contra a pobreza e de viver um Natal mais solidário.

Ouça este programa e os mais antigos na Telefonia
(menu do lado direito)

Sem comentários:

Enviar um comentário