sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Entre Jesus e o Pai Natal

A emissão de Natal do Luso Fonias, transmitida no dia 23 de Dezembro, teve como tema “Entre Jesus e o Pai Natal”. Uma emissão que procurou saber como se vive o Natal nos dias de hoje. Será que ainda se comemora o verdadeiro sentido do Natal? Ou tudo não passa de mais uma exigência do mercado? Ouça a entrevista ao Pe. Mário Rui Leal Pedras, Pároco da Igreja de S. Nicolau, em Lisboa, que nos falou do livro O Verdadeiro Pai Natal e da figura de S. Nicolau.

Um programa sobre o verdadeiro sentido do Natal, numa época onde muitas vezes a abundância e o consumismo prevalecem.



Segue o comentário do Pe. Tony Neves:

«Jesus é o símbolo original do Natal. É o seu nascimento, em Belém, há mais de 2 mil anos, que o mundo celebra a 25 de Dezembro. Mas a Coca-Cola impôs ao mundo, pela via da publicidade e do marketing, o Pai Natal como símbolo laico desta quadra festiva. Sobre esta aparente vitória do Pai Natal sobre Cristo, há opiniões para todos os gostos. Há quem defenda que é uma substituição sem sentido, uma vez que Natal quer dizer nascimento e o que se celebra, de facto, é o nascimento de Jesus. Por isso, para esta corrente, tentar esconder o Menino por preconceitos anti-religiosos é um atentado à história e ao bom senso. Outros, porém, mostram-se indiferentes e até utilizam os dois, colocando lado a lado o Presépio e o Pai Natal, um como símbolo religioso do amor de Deus à humanidade e o outro como figura simpática que traz os presentes às crianças; outros, porém, só querem ver o Pai Natal nas ruas, nas escolas e nas empresas e nos postais de boas festas porque colocar Cristo é fazer uma opção religiosa e isso fere quem não for cristão... Enfim, são perspectivas muito radicais e escondem, lá bem no fundo, um sentimento anti-cristão que não faz qualquer sentido.

Por isso, acho que devemos todos ser tolerantes e cada um escolher os símbolos que querem para ornamentarem o seu Natal. Mas, como cristãos, devemos defender o Presépio e a Sagrada Família pois são símbolos desta opção de Deus de enviar o seu Filho para viver como um de nós e conseguir passar melhor para a humanidade o seu projecto de felicidade e salvação.

Por isso, mais não posso que desejar a todos os ouvintes do Luso Fonias um santo e feliz Natal na companhia das famílias. Que o menino que nasce seja sinal de festa e de esperança.»




Ouça este programa e os mais antigos na Telefonia

(menu do lado direito)

Sem comentários:

Enviar um comentário