sexta-feira, 11 de junho de 2010

África: um continente em expansão






Assimetrias sociais, desenvolvimento muito frágil, instabilidade política e económica... São geralmente estes os termos que preenchem os cabeçalhos dos meios de comunicação quando se referem a África. Mas o continente africano é muito mais do que isto. Nele encontra-se uma grande variedade cultural, um enorme potencial de crescimento dadas as suas riquezas culturais e uma demografia jovem com uma grande sede de conhecimento.
Para nos falar sobre esta África em expansão, o Luso Fonias conta com a presença do Professor Carlos Lopes do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa.










Na opinião do P. Tony Neves:




«Celebramos, a 25 de Maio, o Dia de África. Festa não faltou. Nem em África, nem no resto do mundo onde África está presente. O ritmo, o colorido, a alegria, a dança estão sempre presentes quando há africanos. Esta é uma imagem de marca do continente verde e talvez seja um dos elementos fundamentais para explicar a sua capacidade de enfrentar dificuldades, de sobreviver em situações críticas aos olhos do resto do mundo. Mas não basta fazer festa. É preciso dar estabilidade aos Estados, às economias, á democracia. É preciso cimentar a paz onde ela foi conseguida após longos anos de conflitos sangrentos. É preciso criar empresas competitivas e modernizadas. É preciso que o Serviço Nacional de Saúde funcione bem. É preciso que os Direitos Humanos sejam respeitados por todos. É preciso que uma Educação de qualidade esteja ao alcance de todos. Enfim, há muitos objectivos ainda por alcançar em África como no resto do mundo. Celebrar o Dia de África é também um excelente pretexto para avaliar o caminho percorrido e lançar os alicerces de um futuro assente em valores, na justiça, na paz, na solidariedade, no respeito pelos direitos humanos, numa economia desenvolvida, na fraternidade.
Passei a Páscoa no norte de Moçambique. Experimentei, mais uma vez, a hospitalidade extraordinária de um povo que oferece tudo o quem tem a quem o visita. Senti, na relação construída, como a festa faz parte da sua vida. Percebi a sua vontade de ver crescer os filhos, apostando na sua ida Escola. Mas doeu-me muito ver a extrema pobreza de quase todos em contraste com a provocadora riqueza de uns poucos. Doeu ver como a máquina do desenvolvimento está quase parada no interior onde não há estradas, nem escolas, nem hospitais, nem fábricas e as pessoas sobrevivem com o seu campo e o pequeno comércio que dá para ir fazendo.

Celebrar o dia de África foi pretexto para fazer subir a auto-estima de um continente que tem tudo para ser grande. Sempre com a convicção de que o melhor do mundo são as pessoas e é nelas que é urgente investir.»







Ouça este programa e os mais antigos na Telefonia

(menu do lado direito)

Sem comentários:

Enviar um comentário