quinta-feira, 17 de junho de 2010

As Crianças: o futuro do desenvolvimento







Na semana em que comemorámos o Dia Mundial da Criança, vamos debater sobre as formas de sensibilizar as crianças para a solidariedade e o desenvolvimento global, porque é nas mãos delas que está o futuro da humanidade. Vamos conhecer a experiência da Associação das Guias de Portugal, que aposta forte na educação das suas crianças e jovens, e que levou a cabo recentemente uma campanha de recolha de fundos para projectos em vários pontos do globo.
Para nos falarem das suas actividades, o Luso Fonias conta com a presença de Inês Domingues e Joana Henrique, da Associação das Guias de Portugal.










Na opinião do P. Tony Neves:




«Fernando Pessoa quando disse que ‘o melhor do mundo são as crianças’ estava a ser profeta sem dar por ela. De facto, a sua simplicidade, a sua ternura, a capacidade de amar e de crescer, a alegria sem preconceitos, a falta de filtros que lhes permite ser verdadeiras... são valores que nós, os adultos, por vezes, vamos perdendo ao longo dos anos. Mas, as notícias que vão circulando por aí mostram que elas, em muitos contextos, são maltratadas e sentem os seus direitos espezinhados. E não estou em falar na situação limite e degradante que tem a ver com os abusos sexuais, nem me refiro ao drama inqualificável do trabalho infantil. Refiro-me, sim, a situações mais simples que se prendem com as consequências dramáticas da pobreza.
Um dos objectivos do Milénio para o Desenvolvimento refere a escolaridade mínima. Outro refere a saúde materno-infantil. Ora, os números falam alto acerca da quantidade de crianças que não vão á escola, que não têm acesso aos cuidados mais elementares de saúde, que não vivem numa habitação condigna, que passam fome, que vivem em contexto de guerra ou violência mais ou menos generalizada... e continuamos a falar daquelas que Fernando Pessoa definiu como ‘o melhor do mundo’, ou seja, as Crianças.
Trabalhar pelo desenvolvimento integral das novas gerações é fundamental para a construção de um futuro de paz e desenvolvimento. São muitas, felizmente, as instituições que, por esse mundo fora, trabalham por mais educação, mais saúde, melhor habitação, mais respeito pelos direitos humanos, mais paz, mais progresso. E, regra geral, as crianças são sempre o grupo prioritário destas intervenções humanistas e solidárias.

O Dia Mundial da Criança que celebrámos a 1 de Junho, deve permitir uma focagem especial neste mundo das crianças. Que bom que seria perceber que a expressão feliz do nosso Poeta Pessoa não é letra morta gravada em livro mas se transformou em prática quotidiana em todo o mundo. O futuro, desta forma, estaria mais que garantido, para todos.»







Ouça este programa e os mais antigos na Telefonia

(menu do lado direito)

Sem comentários:

Enviar um comentário