sexta-feira, 18 de junho de 2010

A Música como encontro de culturas








A música tem o poder de transmitir sentimentos e aproximar as pessoas, numa linguagem que é universal. Os países lusófonos têm um património musical variado e muito rico, e vários dos nossos artistas têm feito a experiência de juntar ritmos e sonoridades dos diferentes países e assim vão reforçando um universo cultural comum.
Para nos falar sobre música e interculturalidade, o Luso Fonias conta com a presença da cantora caboverdiana Celina Pereira.










Na opinião do P. Tony Neves:




«Ao falar da Música vem-me sempre á memória o aviso que o meu professor de Eclesiologia, na Universidade Católica, em Lisboa, a fazia aos alunos: estudem os manuais de teologia a sério, não quero que se formem padres de viola ás costas! Esta crítica era dirigida a mim e outros como eu que, durante os estudos de Teologia, percorríamos dos caminhos das paróquias onde fazíamos a pastoral, quase sempre de viola às costas, para falar de Deus ás pessoas de uma forma divertida: cantando e pondo as pessoas a cantar e a louvar a Deus através da música. Anos a fio, tentei animar crianças, jovens e menos jovens, através de textos e melodias que as pessoas gostavam de cantar. E sempre achei que tal não excluía a teologia. Pelo contrário, constituía uma forma simpática atractiva de proclamar as verdades da nossa fé e os compromissos que ela exigia, sempre em ordem à construção de um mundo mais humano e mais fraterno.
E, quando estudava Filosofia em Braga, fundamos uma ‘orquestra Típica’ que cantava e tocava músicas do património popular português, garantindo animação em dias de festa nas comunidades por onde passávamos. A música servia, ao mesmo tempo, a cultura, o convívio e a missão.
Em Angola, não podia passar sem a festa que os batuques garantiam nas visitas às comunidades, mesmo em tempo de guerra. Não era preciso mais nada: bastava um batuque e pessoas para assegurar a alegria por muitas horas, por vezes para a noite inteira. Ali, a música era o garante da comunhão, da alegria e da festa. Em tempo de guerra, juntar-se á volta da fogueira para cantar e dançar era acontecimento que enchia a alma e apagava as mágoas.
Terminou há tempos o Rock in Rio, em Lisboa. Continua a ser impressionante a capacidade que a música tem de unir pessoas ou, pelo menos, de as congregar. O lema deste evento é ‘por um mundo melhor’. Se conseguiu atingir este objectivo há que dar parabéns à música e aos músicos. Afinal, num mundo tão dividido, as expressões musicais têm o talento de unir. Como pede Jesus na parábola do Evangelho, há que pôr este talento a render mais.»







Ouça este programa e os mais antigos na Telefonia

(menu do lado direito)

Sem comentários:

Enviar um comentário