sexta-feira, 11 de junho de 2010

Diálogo Intercultural






Na semana em que comemorámos o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, o Luso Fonias teve como tema o "Escolhas", um Programa do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural que promove a igualdade de oportunidades entre os jovens descendentes de imigrantes e de minorias étnicas. Para nos falar sobre este programa, contamos com a presença de Pedro Calado, Director do Programa, e António Embaló, coordenador de um projecto em Loures, o Projectar Lideranças.










Na opinião do P. Tony Neves:




«Bento XVI, na sua recente visita a Portugal, falou várias vezes da riqueza da diversidade cultural, quando assenta no diálogo e não na confrontação. No encontro como o mundo da Cultura, o Papa reconheceu que ‘a convivência da Igreja, na sua adesão firme ao carácter perene da verdade, com o respeito por outras ‘verdades’ ou com a verdade dos outros é uma aprendizagem que a própria Igreja está a fazer’. Esta confissão é um acto de humildade que é geradora de esperança na construção de um mundo assente nos pilares dos direitos humanos. Mais adiante, o Papa afirma: ‘Constatada a diversidade cultural, é preciso fazer com que as pessoas não só aceitem a existência da cultura do outro, mas aspirem também a receber um enriquecimento da mesma e dar-lhe aquilo que possui de bem, de verdade e de beleza’.
Na preparação da visita do Papa, Lisboa encheu-se de faixas de pano. Esta campanha de rua apoiou-se em verbos com mensagem profundamente bíblica, que acompanhavam todos a afirmação: ‘Foi o que o Pai me ensinou’. ‘Amar’, ‘perdoar’, ‘acreditar’, ‘esperar’, ‘confiar’ e ’festejar’ eram os verbos que apoiavam o lema da campanha que tinha um rosto a mostrar que Lisboa é multicultural. Quem ia percorrendo as avenidas olhava para caras europeias e africanas, todas unidas por uma fé comum e pela pertença à Igreja. De facto, quer Portugal quer a Igreja Católica são um espaço sem fronteiras onde todas as culturas têm lugar, vez e voz, sem haver quaisquer razões para discriminações.
No Porto, com a Avenida dos Aliados a rebentar pelas costuras, Bento XVI voltou a falar do diálogo: ‘hoje a Igreja é chamada a enfrentar desafios novos e está pronta a dialogar com culturas e religiões diversas, procurando construir juntamente com cada pessoa de boa vontade a pacífica convivência entre os povos’.

O respeito pela diversidade cultural, assente no diálogo gera desenvolvimento e abre caminhos de futuro. Por isso, há que dar vida ao slogan do Rock in Rio que está a acontecer em Lisboa e que tem por lema: ‘Por um mundo melhor’.»







Ouça este programa e os mais antigos na Telefonia

(menu do lado direito)

Sem comentários:

Enviar um comentário