quinta-feira, 24 de maio de 2007

África… África Minha, África Nossa

Hoje comemoramos África!

O Dia de África, instituído em 1972 pelas Nações Unidas, celebra-se em todo o mundo a 25 de Maio. Um dia para reflectirmos sobre o presente e futuro deste continente.

Em Portugal, vivem cerca de 160 mil africanos, a maioria proveniente dos países lusófonos, que longe das suas raízes celebram África com iniciativas organizadas pelas suas associações.


Relembramos que está prevista, para Dezembro, a realização da II Cimeira UE/África em Lisboa, ainda durante a presidência portuguesa da União Europeia, com a finalidade de estabelecer uma parceria para os próximos anos.

Os principais objectivos desta Cimeira são o reforço dos laços políticos, a promoção da paz, segurança, desenvolvimento, direitos humanos e integração regional e continental em África, a cooperação para fazer face aos desafios globais e a promoção de uma larga parceria envolvendo os povos dos dois continentes.


Entretanto, na próxima segunda-feira (dia 28), realiza-se em Lisboa uma conferência sobre a temática euro-africana, destinada a celebrar o Dia de África, promovida pelo Grupo Africano de Embaixadores em Lisboa. A iniciativa tem como lema «África/Europa: Um Novo Diálogo perante os Desafios do Futuro» e decorre numa das salas do Centro Cultural de Belém (CCB).

O certame é dividido em quatro painéis principais: «Questões Culturais», em que intervirá Jorge Sampaio, na qualidade de Alto Comissário das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, «Paz e Segurança», «Integração Regional e Comércio» e «Questões de Desenvolvimento», em que falará Kofi Annan, antigo secretário-geral da ONU.

Sem comentários:

Enviar um comentário