segunda-feira, 28 de maio de 2007

Investir no Brasil

Apesar do fraco crescimento da economia brasileira em 2006, que não vai além de 3%, a generalidade dos empresários e executivos portugueses aposta que o Brasil é a extensão natural do mercado português.

A confiança no crescimento económico do Brasil promete investimentos dos dois lados do Atlântico. Um processo que envolve não apenas os grandes grupos económicos, mas também dezenas de pequenas e médias empresas.

O Luso Fonias de 22 de Abril conta com uma emissão sobre as oportunidades e ameaças de se investir no Brasil. Em estúdio esteve o Dr. João Oliveira Rendeiro, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Luso-Brasileira, e o Ministro José Carlos Leitão, Ministro-Conselheiro da Embaixada do Brasil em Lisboa.



Na opinião do Pe. Tony Neves:

«Investir no Brasil tornou-se uma moda dos últimos tempos. É um continente imenso, cheio de diversidades e de oportunidades. Está ainda longe de ser estável e as enormes bolsas de pobreza dizem mal de quem o governa, pois dá mostras de uma real incapacidade de resolução dos problemas das populações. E acho que é mesmo por causa das desigualdades sociais gritantes que faz sentido um investimento que desenvolva o país mas que o faça de maneira a combater uma lógica onde os ricos sejam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres.

Não há um Brasil, mas muitos. Há quem prefira ir até ao norte e investir na Amazónia. Aqui, é urgente preservar este grande pulmão do mundo para o não transformar numa insónia. A campanha da Fraternidade deste ano insiste num olhar para a Amazónia com respeito e fascínio.

Há quem vá antes para as grandes cidades de S. Paulo ou Rio de Janeiro para ali concretizar os seus negócios. Nestes megalópolis com milhões e milhões de habitantes, há que investir na qualidade de vida das pessoas e ajudar a combater o flagelo das favelas, uma autêntica praga social, de bradar aos céus.

Outros preferem investir na agricultura ou na indústria, aproveitando a imensidão deste país. Parece-me importante que valorizem as populações locais e sejam focos de desenvolvimento sustentado.

O Brasil é um país que fascina e que assusta, ao mesmo tempo. Tem belezas naturais espantosas, um povo simpático, alegre e acolhedor, uma Igreja interveniente e forte, um potencial económico enorme. Mas há muitos caminhos a abrir para se concretizar o que está escrito na bandeira: ‘Ordem e Progresso’.»



Esta é a opinião do Pe. Tony Neves. E a sua? Ouça o programa na telefonia e comente este post!

Sem comentários:

Enviar um comentário