quarta-feira, 5 de maio de 2010

Liberdade e Desenvolvimento



Na semana em que comemoramos o Dia da Liberdade em Portugal, o Luso Fonias reflecte sobre a importância da liberdade no desenvolvimento dos povos com Joana Rigato, Vice-presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz e professora de Filosofia.










Na opinião do P. Tony Neves:




«Portugal, a 25 de Abril, comemora sempre o dia da Liberdade, pois foi neste dia de 1974 que uma revolução pacífica conclui um tempo marcado pela falta de liberdade e ebriu o caminho a uma verdadeira democracia.
A liberdade é um direito humano, é um bem muito precioso de que só se percebe bem a importância quando não existe. Infelizmente, em muitos pontos da terra, a liberdade só consta nas páginas dos dicionários. São muitos os atentados aos direitos humanos, destacando-se a falta de liberdade religiosa. Escreveu há dias Aristides Neiva, a propósito do Relatório da Ajuda à Igreja que Sofre:
“Não é uma surpresa, mas continua a ser chocante. Entre 75 a 85 por cento das perseguições religiosas em todo o mundo dizem respeito aos cristãos. Quem o diz é a organização “Ajuda à Igreja que Sofre”, no Observatório 2009 da Liberdade Religiosa no Mundo.
É aí que ficamos a saber que a violência e a intolerância contra os cristãos até aumentou no passado. Esta atitude de hostilidade, se no passado vinha sobretudo de regimes com ideologias ateias, actualmente vem de regimes que se apoiam em ideologias baseadas na aceitação de uma única religião, o islamismo em alguns países e o hinduísmo nalguns Estados da Índia.
De facto, se percorremos a geografia onde ocorreu maior agravamento de hostilidade contra os cristãos, somos levados até à Ásia, a países como a Arábia Saudita, Butão, China, Índia, Iraque, Paquistão e Vietname. Em África, os países indicados são a Argélia, o Egipto, a Eritreia e a Somália. Na lista aparecem ainda a Bolívia e a Venezuela’.

E conclui Aristides Neiva: ‘ A hostilidade religiosa, venha de onde vier e dirija-se a quem se dirigir, é sempre um passo atrás no progresso da humanidade e um passo à frente na intolerância e no empobrecimento de uma sociedade. Há Estados que tomam medidas legislativas e administrativas contra os cristãos. Há Estados que tomam medidas legislativas e administrativas contra os muçulmanos. A hostilidade religiosa nunca serviu o progresso da humanidade’.»







Ouça este programa e os mais antigos na Telefonia

(menu do lado direito)

Sem comentários:

Enviar um comentário