sexta-feira, 28 de setembro de 2007

158 Presentes Solidários para Timor-Leste

Presente escolhido: 1 kit de higiene

Número de presentes: 158

Parceiro local: Irmãos de São João de Deus

Região: Laclubar, sub-distrito de Manatuto



Em Timor, os Irmãos Hospitaleiros estão a levar a cabo um projecto de Educação para a Saúde, que consiste em acções de sensibilização da população juvenil para a importância da higiene pessoal e dos hábitos de higiene como forma de prevenção de doenças. Os 158 kits recolhidos permitiram cobrir uma parte da população estudantil, mas não chegou para todos. Assim, a campanha de 2007 dará continuidade a este projecto. O Irmão Vítor conta-nos como tudo se passou.



«No âmbito do Projecto EduSaúde, um projecto de formação de agentes multiplicadores de saúde, patrocinado pelo IPAD e levado a cabo em parceria com a Fundação Evangelização e Culturas (FEC), foram efectuadas 4 acções de formação – 3 na Escola Primária de Batara (EP Batara) e 1 na turma de alfabetização da Escola Secundária D. Basílio do Nascimento (ESDBN) – sobre higiene, pelos formandos da Turma B – Jovens. Salienta-se que nestas acções foram também distribuídos kits de higiene aos alunos, compostos por: 1 balde, 1 toalha de banho e 1 de rosto; 1 sabonete; 1 pente e 1 escova de cabelo; 3 escovas de dentes e 1 pasta dentífrica; 1 gaio e 1 corta-unhas. Estes kits de higiene foram conseguidos através da campanha “Presentes Solidários” da FEC, e de doadores particulares.

Salienta-se o sucesso desta acção, que visou dois objectivos fundamentais:

1) Formação básica em cuidados de higiene aos alunos da EP de Batara, num total de 230 alunos, com a distribuição de materiais que potenciassem esses cuidados;

2) Treino de competências dos formandos (agentes multiplicadores) do Projecto EduSaúde, transmitindo a outros os conhecimentos adquiridos nas formações.

As formações efectuadas tiveram um elevado grau de participação: o total dos alunos de alfabetização da ESDBN, 18 e a quase totalidade dos alunos da EP de Batara, 220 participantes. Salientamos ainda a grande aceitação das acções junto da população local, sobretudo país e familiares dos alunos “presenteados”. É impossível descrever os sorrisos de felicidade de cada criança ao receber o seu presente no final da sessão de formação.

Salientamos ainda o bom desempenho dos alunos formandos e a sua forte motivação na preparação e execução das formações.

Estas formações foram de alguma forma uma experiência piloto que pretendemos ver estendida em 2007/2008 a todas as escolas do Sub-distrito de Lalcubar, 12 no total, abrangendo uma população escolar de mais de cerca de 2000 alunos.

Queremos agradecer a todos os doadores e de forma particular à FEC e Irmãos de S. João de Deus portugueses, pois sem os vossos presentes não nos seria possível dar de presente nestas formações os referidos kits de higiene, que são de alguma forma a vertente prática das acções de formação levada a cabo.

Obrigadu wain».




Irmão Vítor Lameiras

Irmão de São João de Deus

Sem comentários:

Enviar um comentário