domingo, 2 de setembro de 2007

Ao Encontro da Lusofonia

Foi a 2 de Setembro de 2006 que o antigo Igreja Lusófona, um programa de rádio da Fundação Evangelização e Culturas feito em parceria com a Rádio Renascença, então com sete anos e 350 emissões, deu lugar ao Luso Fonias – um encontro de vozes e culturas de rádios de inspiração cristã de Portugal e de todo o mundo lusófono.



Ao longo do último ano, procurámos unir os povos e culturas que se exprimem em português, reflectindo a importância da cooperação para o desenvolvimento e dando a conhecer a realidade e diversidade de opiniões das comunidades lusófonas, nomeadamente ao nível da partilha de saberes.





A juntar às seis rádios lusófonas que já produziam conteúdos para o programa, começámos a ser transmitidos em São Tomé e Príncipe através de uma parceria com a Rádio Jubilar, que passou a ser colaboradora semanal na rubrica Vozes da Lusofonia. Além disso, angariámos também mais uma rádio retransmissora, a Rádio Canção Nova em Fátima, que assim se junta às 12 rádios em Portugal e restantes oito em Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Vaticano e Estados Unidos da América que já retransmitiam o programa.





Foi um ano de muitas conquistas. Deixámos de ser apenas um programa de rádio e passámos também a estar presentes na blogosfera neste espaço feito para SI.





O objectivo do Luso Fonias Online é ser mais um canal de interacção entre as rádios, proporcionando a partilha e o debate, ou seja o trabalho a distância entre rádios cujo elo de união é a Língua Portuguesa.





Neste blogue podemos conhecer as rádios parceiras no menu Em Antena, ouvir os programas na Telefonia, consultar sites e blogues que estão em Sintonia com a missão do programa, ver as fotos da equipa, encontrar curiosidades bem como notícias do espaço lusófono. Mas, o principal objectivo deste espaço online é permitir-lhe interagir e deixar a sua opinião. Vá… clique e participe com o seu comentário! Se tiver dúvidas, escreva para lusofonias@gmail.com





Gostaria de dizer ainda que, é com muita alegria que celebramos este aniversário na sua companhia, com a esperança de que este ano e os que virão de Luso Fonias lhe permitam ir ao encontro das vozes e culturas que em português se exprimem. Estamos juntos!






Por Adelaide Elias


Produtora do Luso Fonias







Ouça a primeira emissão deste programa – Ao Encontro da Lusofonia

2 comentários:

  1. Uma palavra de parabéns para um programa que procura mostrar a realidade dos países nosso irmãos que nem sempre recebem o destaque que merecem da parte do seu país irmão.

    Este é o caminho do desenvolvimento: falar dos assuntos que interessam a cada um dos povos permite conhecermo-nos melhor. Se nos conhecemos melhor sabemos melhor o que cada um precisa e em que altura precisa.

    Que esta data se repita por muitos anos.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns! Parabéns!
    Este é um programa que cada vez mais se afirma pela qualidade, reflectindo o empenho que é colocado na sua produção!

    Parabéns e muitos anos de vida!

    Cátia Vieira

    ResponderEliminar