quinta-feira, 13 de setembro de 2007

187 Presentes Solidários para o Brasil

Presente escolhido: 1 dúzia de galinhas

Número de presentes: 187

Parceiro local: Missionários da Consolata

Região: Roraima (Amazónia)




Foram angariadas 187 dúzias de galinhas, número que permitirá ajudar a situação de muitas famílias indígenas na Terra do Sol, conforme nos conta o Padre Brito, dos Missionários da Consolata, parceiros da FEC neste país.




«A Terra Indígena Raposa Serra do Sol, TIRSS, situa-se ao nordeste do estado de Roraima, Brasil. Tem uma superfície de km2 17.746 com uma população aproximada de 19.000 habitantes, distribuídos em 177 aldeias.

A TIRSS está organizada em quatro Regiões administrativas: Raposa, Baixo Cotingo, Surumu e Serras. Cada Região tem um Coordenador de Tuxauas e do Conselho Regional que tem a função de organizar e harmonizar as actividades regionais.

Cada comunidade, por sua vez, tem um Tuxaua, que coordena a vida da comunidade, catequistas, uma ou mais responsável dos trabalhos das mulheres, agentes de saúde, professores, capatazes, que coordenam os trabalhos comunitários e outras lideranças; juntos procuram organizar todas as actividades comunitárias para melhores resultados de produção, sustento e harmonia.

A população da TIRSS é constituída em sua maior parte pelos povos Makuxi, mais um bom número de Ingarikó, Taurepang e Jarekuna, uma aldeia de Patamona, e Wapixana presentes em várias aldeias. Esta diversidade étnica não afecta a harmonia de vida, intentos, actividades e organização das regiões.

As actividades económicas produtivas estão voltadas quase que exclusivamente ao próprio sustento, o excedente e às vezes usado para troca com bens de interesse imediato. Este sustento é tirado principalmente de pequenas plantações de mandioca, milho, feijão e arroz, caça e pesca. Poucos criam algumas galinhas, porcos ou cabras.
Em todas as comunidades há professor, agente de saúde e aposentados remunerados, que normalmente destinam parte de suas mensalidades para ajudar familiares, parentes, comunidade e região.

As comunidades indígenas, através de suas lideranças, mais uma vez se tornaram conscientes da necessidade de trabalharem unidas, organizando uma resistência firme, activa e não violenta para fazerem prevalecer os seus legítimos direitos de sobrevivência.

A Igreja, através das missões, sempre deu apoio às comunidades indígenas em suas lutas para defesa de seus direitos e, mais uma vez, precisa estar ao seu lado. Através da campanha dos Presentes Solidários foi criado um projecto de criação de frangos que permitirá manter esta luta pela igualdade de direitos bem acesa. Este trabalho está sendo organizado pelas lideranças indígenas, que assumem total responsabilidade pela sua execução. Nas últimas reuniões das quatro comunidades que se organizaram para implementar e desenvolver este projecto da criação de frangos, ficou claro que estas comunidades estão já trabalhando para tudo reverter em benefício das famílias mais carentes que também aceitaram colaborar nesta iniciativa».





Padre Brito

Missionários da Consolata


Sem comentários:

Enviar um comentário