sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Dez anos da VOX – Determinação com futuro







Seríamos tentados a ficar em contemplação do que foi a caminhada de arranque, estruturação e implantação da VOX – Associação Mundial das Rádios de Inspiração Cristã de Expressão Portuguesa. Mas, parece mais importante darmo-nos conta dos desafios que o futuro nos apresenta. Por isso, da reunião dos representantes das rádios associadas à VOX, em Carcavelos, entre 17 e 21 de Outubro, ressalta como muito positivo que se tenha decidido enfrentar a possibilidade de continuar o diálogo para que as rádios possam vir a trabalhar em comum, com a utilização do satélite. Inquestionavelmente, esta é uma decisão de enorme arrojo, para que nos lancemos num novo horizonte de solidariedade e partilha, nos caminhos da nova evangelização e da missão da Igreja nos dias de hoje. Na opinião do presidente da Unda/Signis -Brasil, conseguimos mais em resultados positivos, metas alcançadas, e projecção do futuro, do que a congénere brasileira, que tem cerca de 20 anos, conseguiu no mesmo espaço de tempo. É, pois, um enorme desafio, para nos lançarmos na continuidade da nossa caminhada, obedecendo à voz do Mestre que nos manda lançar as redes para o outro lado, e mar adentro.


A realização deste encontro foi, já por si, um dom precioso, com falta de apoio das entidades oficiais portuguesas, que deveriam estar sensíveis para o enorme alcance deste evento, conseguindo avanços de repercussões muito positivas, pelo esforço das rádios e associações dos diversos países lusófonos, atingindo consensos, partilhando projectos e enfrentado os obstáculos a vencer, com determinação. A interpelação do presidente da Direcção da VOX, de que “ninguém é tão pobre que não possa partilhar alguma coisa”, mexeu com os participantes, para que se pudesse realizar um verdadeiro encontro de entreajuda, e resultasse na ultrapassagem de “qualquer tentação miserabilista” que o representante da rádio mais pobre pudesse ter. “Só os pobres partilham, pois os ricos encontram montanhas de justificações para nada dar”, afirmou ainda.


A VOX, associação mundial das rádios de inspiração cristã de expressão portuguesa, tem consciência do contributo que as suas emissoras dão para a aldeia global; por isso, “saudamos os nossos povos e comunidades, a quem queremos servir, a partir dos valores humanistas e cristãos”, como se afirma nas conclusões finais. É assim que “percebemos a importância da integração de etnias, além dos emigrantes, mostrando que a linguagem da rádio tem de ser pluralista”, como refere outra conclusão. Incentivando à participação da Igreja Católica nos media, também requerem diálogo “com os respectivos serviços diocesanos”, para “encontrar apoio aos trabalhos de evangelização radiofónica”. Mas, para que não se fique em lindas intenções, foi designada uma equipa, de modo a elaborar “um projecto para possíveis patrocinadores do aluguer de seguimento espacial do satélite para funcionamento da rede”.


O envolvimento da Direcção da VOX, da FEC (Fundação Evangelização e Culturas), da Rádio Renascença, da Unda/Signis-Brasil, do Serviço Missionário Mundial da Signis, entre outros, é decisivo, para dar continuidade às decisões tomadas neste IV Encontro das Rádios Lusófonas Católicas. Todas as rádios e associações irão também fazer alguns trabalhos de casa, para que a sintonia seja o mais harmoniosa possível, pois esta reunião não deixou de apresentar também algumas mazelas e colocar o dedo nas feridas. De salientar ainda que estas rádios dialogam dum modo habitual, através da Internet, como grupo de rádios - VOX. O site http://www.vox-radios.pt/ permite igualmente a interactividade entre todos os membros.





Pe. Armando Duarte


Presidente da Direcção da Vox


Sem comentários:

Enviar um comentário