segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Testemunhos de Missão

A 5 de Dezembro comemora-se o Dia Mundial do Voluntário, um dia que serviu de mote para o Luso Fonias, de 25 de Novembro, homenagear todos os que se dedicam à ajuda ao próximo.

Para partilhar as experiências desta virtude que é ser voluntário, tivemos na nossa companhia Elizabeth e Ricardo Santos, marido e mulher, Leigos Missionários da Consolata que no ano 2000 partiram como voluntários para Moçambique e por lá permaneceram durante seis anos, na terra que viu os seus filhos nascer. Ouça esta entrevista!



Segue o comentário do Pe. Tony Neves:

«Mais de 30 missionários e missionárias estiveram reunidos em Viana do Castelo, no norte de Portugal, de 20 a 23 de Novembro, na Assembleia Anual dos Animadores Missionários ‘Ad Gentes’, ou seja, membros de Congregações que têm apostado no trabalho de evangelização e promoção humana fora de Portugal.

Ao escutar a apresentação de cada um e cada uma, percebemos que estamos diante de alguém que tem uma história original para contar, desde as razões da sua vocação missionária até à diversidade de situações missionárias por onde foram passando e dando a vida. São testemunhos que falam alto da alegria da dedicação de toda uma vida à causa dos mais pobres e excluídos. E calam fundo.

Mas, ao falar de testemunhos de missão, não posso esquecer a nova era da Igreja portuguesa marcada pelo envio de leigos para as antigas linhas da frente da Missão. É uma revolução silenciosa, pois há menos de 20 anos só os membros de congregações missionárias partiam rumo à África, América, Ásia ou Oceânia. Hoje há em Portugal cerca de 50 entidades que formam, enviam e acompanham leigos na Missão lá fora. Trata-se de uma nova vaga de missionários com características muito próprias que as Igrejas locais, aqui na Europa, ainda não conseguiram capitalizar, em termos de evangelização, na hora do seu regresso.

O Papa Paulo VI escreveu, há muitos anos, que as pessoas olham mais facilmente e com mais admiração para as testemunhas que para os sábios. E se olham também para os sábios é porque, ao mesmo tempo, também são testemunhas. Ou seja, as teorias não convencem. São precisas as convicções convertidas em testemunho, em coerência de vida quotidiana.

Às portas de um ano que será marcado por um Congresso Missionário em Portugal, há que investir na apresentação de testemunhos da Missão. Só estes cativam e darão à Igreja um rosto Mais comprometido e evangélico.»






Ouça este programa e os mais antigos na Telefonia

(menu do lado direito)

1 comentário:

  1. O voluntariado é muito importante, é sinal dum coração generoso, dar o nosso tempo é a dádiva mais preciosa.

    Quem faz recrutamento habitua-se a procurar indicios de associativismo e voluntários nas Outras Actividades ao fundo do CV. Entre dois candidatos equiparados, o voluntário será provavelmente melhor colega de trablho.

    Gosto do nome do vosso blog!

    ResponderEliminar