domingo, 27 de julho de 2008

Ir de férias

Em Portugal, Julho e Agosto são meses de férias. As férias escolares dos mais jovens e também as férias dos que aproveitam estes meses quentes para gozar uns dias de descanso.

O Luso Fonias de 27 de Julho intitula-se “Ir de férias”, não com o objectivo de falar de praia e das tendências para este Verão, mas com o objectivo de tentar saber que tipo de experiências missionárias são realizadas durante este período.

Na nossa companhia esteve o Pe. Arsénio Isidoro, da Paróquia da Ramada, que partilhou connosco a sua experiência de férias missionárias.



Segue o comentário do Pe. Tony Neves:

«Agosto, na Europa, é o mês de férias por excelência. As praias enchem-se de gente, o mesmo se diga das aldeias lá mais no interior onde muita gente nasceu e dali saiu partindo à procura de melhores condições de vida. Lá regressam durante as férias, numa visita às raízes, para encontrar os familiares mais idosos e alguns dos vizinhos e amigos de infância. E também para percorrer lugares que a memória regista com saudades.

Mas também há muita gente, sobretudo jovens, que aproveitam esta pausa académica e laboral para fazer missão, dando algum sentido e profundidade à palavra ‘solidariedade’.

A Fundação Evangelização e Culturas, publicou, no mês passado, a lista dos Voluntários Missionários. Cito alguns dados que me parecem relevantes, quando falamos de férias: este ano partirão 283 voluntários em missão para Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Zâmbia, Burundi e República Centro-Africana. Um dado também a reter é a distribuição por género dos voluntários que partem. Tal como nos anos anteriores, a percentagem de mulheres a partir é muito maior que a dos homens. Este ano serão enviadas 195 mulheres (68%) e 70 homens (26%).

Ao olhar para esta lista, reparamos que 220 jovens partirão apenas durante as suas férias, por um ou dois meses, mas há 63 voluntários que partirão por um ou dois anos.

Os números apontados acima referem-se só aos que partem rumo a África ou à América Latina. Mas são muitas centenas os jovens que farão Missão em Portugal, em projectos de solidariedade, durante os meses de Verão.

Tudo isto para provar que as férias não são um tempo para nada se fazer, mas uma oportunidade para cada pessoa fazer algo que gosta e que ajuda o mundo a tornar-se mais humano. Desejo boas férias para quem as tiver... e se forem missionárias e solidárias, ainda melhor!»




Ouça este programa e os mais antigos na Telefonia

(menu do lado direito)


Sem comentários:

Enviar um comentário