terça-feira, 5 de junho de 2007

Responsabilidade social na promoção de negócios sustentáveis

A responsabilidade social das empresas significa integrar as preocupações sociais e ambientais no trabalho quotidiano das organizações e na interacção com todas as partes interessadas. Ou seja, é um comportamento que as empresas adoptam, de forma voluntária, que visa integrar valores do Desenvolvimento Sustentável – o desenvolvimento que permite às gerações presentes satisfazer as suas necessidades, sem pôr em causa as gerações futuras.

A emissão do Luso Fonias de 6 de Maio foi dedicada à “Responsabilidade social na promoção de negócios sustentáveis”. Um programa que conta com uma entrevista ao Eng. Luís Rochartre, Secretário-geral do BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável.



Na opinião do Pe. Tony Neves:

«O mundo dos negócios é muito complexo pelo simples facto de envolver dinheiro. Quem investe quer ver os resultados de tal investimento. E, se possível, que os lucros sejam muito grandes. Quando se compra ou vende qualquer coisa, pretende-se que a operação seja sempre favorável. Compreende-se o princípio, mas há que ter sempre presente a ética que obriga a nunca prejudicar ninguém e incentiva à partilha solidária dos lucros que possam ser postos á disposição de quem mais precisa.

Hoje insiste-se muito na Responsabilidade Social Empresas. Tudo deve começar lá dentro com a justiça nos salários, a criação de boas condições de trabalho e de um ambiente humano bom. Depois, há que pensar mais largo e partilhar alguns lucros em instituições de solidariedade ou com ONGD que realizam projectos em áreas e situações marcadas pela pobreza e falta de desenvolvimento.

Quando falamos de Responsabilidade Social das Empresas e dos seus negócios também nos queremos referir a opções empresariais que apostam no respeito pelas pessoas e pela natureza. Se não há condições de trabalho e segurança, os empregados destas empresas passam mal, podem ter problemas sérios de saúde, cria-se um mau ambiente de trabalho e, em termos de resultados, até o empresário sofre porque onde não há motivação nem condições, os objectivos muito dificilmente serão atingidos.

As questões ecológicas também devem ser tomadas muito a sério pelas empresas. Há que fazer tudo o que se puder para que os níveis de poluição diminuam. Há que usar técnicas e tecnologias que não degradem o ar, os solos, as águas. Há que evitar a criação desmedida de lixos que, pouco a pouco, tornam a terra inabitável.

Finalmente, uma palavra sobre o desenvolvimento sustentado. Não interessa embarcar em megalomanias que enchem os olhos mas não levam a lado nenhum. Há que investir em modelos de desenvolvimento que, pouco a pouco, façam subir o nível de vida das pessoas sem dar saltos demasiadamente rápidos. Com responsabilidade social, as empresas ajudarão a construir uma sociedade justa e solidária. É bom para todos que tal aconteça.»



Esta é a opinião do Pe. Tony Neves. Dê-nos a sua com um comentário a este post.




Ouça este programa e os mais antigos na Telefonia

(menu do lado direito)


Sem comentários:

Enviar um comentário