segunda-feira, 22 de outubro de 2007

VOX aposta na rede de satélite

Os representantes das rádios lusófonas católicas estudam a possibilidade de "uma rede de satélite" para "facilitar os trabalhos e partilha de conhecimentos" - disse à Agência ECCLESIA António Pinelli, Presidente da Unda/Signis-Brasil. Reunidos em Carcavelos, de 17 a 21 de Outubro, os participantes destes órgãos de comunicação celebraram o 10º aniversário da VOX – Associação Mundial das Rádios de Inspiração Cristã de Expressão Portuguesa – e aprofundaram experiências.








O satélite "facilita a comunicação" entre as emissoras porque as interliga. Na conferência subordinada ao tema «Comunicação Via Satélite – A solidariedade em rádio», António Pinelli realça que no Brasil "temos uma extensão grande de cobertura de emissoras de rádio" e "propomos a integração de África nesta rede para facilitar os trabalhos e o crescimento cultural e formativo".

Nas questões financeiras, o Presidente da Unda/Signis-Brasil sublinhou que essa "é a grande dificuldade" mas "há hipóteses dos patrocinadores ajudarem". Com a constituição da rede de satélite "torna-se mais fácil evangelizar" e "despertar os países africanos para esta realidade". E acrescenta: "Não adianta trabalhar sozinho". É fundamental saber quem "pretendemos atingir" porque "depois aparecem os parceiros na evangelização" – frisou António Pinelli.

Por sua vez, o Pe. Armando Duarte, Presidente da Direcção da VOX, afirma que dez anos parecem "pouco mas já fizemos um grande caminho: Congregar as rádios lusófonas católicas". Apesar do lado positivo, o Pe. Armando Duarte lamenta que "o Governo português não tenha percebido o papel que estamos a desempenhar". "Não substituímos o Estado mas somos um parceiro privilegiado nas ligações aos países lusófonos" – disse à Agência ECCLESIA.

Na era da globalização, a rede de satélite permite uma maior proximidade entre os países e trocas de experiências. "Recebemos e damos" - salienta o presidente da direcção da VOX. Em África, a Rádio "é fundamental, muito mais que a televisão e a imprensa escrita". Através dela, as pessoas aprendem e recebem formação sobre vários temas: Alfabetização, Questões sociais, Democracia e Questões Sanitárias"
Além de representantes portugueses, em nome da Associação das Rádios de Inspiração Cristã, da Rádio Renascença e da Fundação Evangelização e Culturas, participaram neste encontro membros do Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique.







Em breve, reportagem fotográfica e vídeos.

Não perca todos os pormenores deste IV Encontro de Rádios Lusófonas Católicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário